Manifesto Público



  
POR UMA CATEGORIA UNIDA E DE LUTA

Somos o novo. Somos a união de forças, ideais de luta e de velado compromisso com as demandas da categoria dos servidores públicos que atuam no sistema prisional do Estado de São Paulo. A Associação dos Servidores Penitenciários do Estado de São Paulo (ASPESP) surge motivado pelo apelo de milhares de companheiros e companheiras insatisfeitos com o desgaste moral, com a crise de credibilidade e com os rumos tomados nos últimos anos pelas entidades sindicais que se autoproclamam representá-los.

Vivemos um momento sombrio e conturbado, onde a escalada da violência contra os servidores penitenciários cresce dentro e fora das muralhas, ao mesmo tempo em que as nefastas políticas públicas do governo paulista optam por abandonar os funcionários do sistema à própria sorte. Como não bastasse toda insegurança, o dia a dia do profissional penitenciário ainda é marcado por inúmeros fatores que acabam por interferir diretamente no desempenho de sua função, tais como salários baixos e desproporcionais ao exercício da atividade; ambientes insalubres; presídios superlotados, com baixo número de funcionários e sem condições mínimas de segurança; perseguições profissionais; humilhações; direitos vilipendiados; dentre outros.

Cada companheiro e companheira que lê este manifesto, certamente passou, passa, passará ou conhece alguém que se encontra em alguma das condições acima mencionadas. Diante das vistas grossas do governo, o cidadão sai em busca do apoio da entidade sindical na qual é filiado - e mantém por intermédio da mensalidade - para que seus direitos sejam preservados.

No entanto, na maioria das vezes, o sindicalizado se depara com uma situação tão vexatória quanto aquela patrocinada pelo Palácio dos Bandeirantes. Constatam colegas de profissão ostentando cargos nas entidades sindicais, de onde gozam dos vários benefícios como afastamentos e outras regalias. Observam pessoas despreparadas dilacerarem a estrutura da entidade, utilizando descaradamente a máquina administrativa e operacional para se manterem eternamente distantes dos raios e pavilhões. Alguns, ainda não satisfeitos, usam dos sindicatos como trampolins político, social ou de promoção pessoal.

Com base neste conjunto de situações bizarras, que atacam o bom senso e tão somente fragiliza a luta sindical em prol da categoria, criamos um grupo forte, coeso, composto por representantes de dezenas de unidades prisionais paulistas, que aceitaram o desafio de iniciarem um novo capítulo na representação político-sindical dos servidores públicos penitenciários.

A Associação dos Servidores Penitenciários do Estado de São Paulo nasce com objetivos claros e atuação transparente. Tem como missão proporcionar o apoio irrestrito às necessidades dos servidores penitenciários quanto a manutenção de seus direitos profissionais. Concomitantemente, estará sendo uma aliada na somatória de forças da classe trabalhadora, oferecendo mecanismos de luta com reivindicações sérias e concretas para melhorar as condições de vida e trabalho de nossa categoria. A ASPESP combaterá o fascismo sindical, o peleguismo e a falta de democracia - lamentavelmente existente e de conhecimento público - em nome da unidade e da busca pela tão aguardada, inadiável e urgente unificação pela base.

Em nome da unidade, da pauta única e das melhorias que os servidores do sistema penitenciário do Estado de São Paulo tanto merecem quanto às condições de trabalho, de segurança e de salários, convocamos todos os companheiros e companheiras para cerrarem fileiras junto a Associação dos Servidores Penitenciários do Estado de São Paulo, a fim de que nossa voz seja realmente ouvida, debatida e respeitada pelo governo, sempre com vistas a conquistas reais e coletivas. Juntos, podemos mais!

Um fraterno abraço a todos. A luta começa agora!

 
A Diretoria 


* Documento aprovado no Ato de Fundação da ASPESP